Album DescriptionAvailable in:
Jagged Little Pill é o terceiro álbum de estúdio da carreira da cantora e compositora canadense Alanis Morissette e o primeiro a ser lançado internacionalmente. Este álbum marca uma nova fase da cantora, onde a mesma fica excessivamente popular no mundo por causa do seu estilo alternativo, de seus vocais e de suas canções que são confissões emocionais. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
A sua gravadora Maverick Records lançou Jagged Little Pill em Junho de 1995. As expectativas com o álbum eram baixas. Não se esperava que ele vendesse mais que 250 mil cópias. Ele estreou em #118 no Billboard 200 dos Estados Unidos. Mas as coisas mudaram quando rapidamente um DJ de Los Angeles com forte influência nas rádios americanas começou a tocar "You Oughta Know", o primeiro single do álbum. A canção imediatamente ganhou atenção e logo o videoclipe da canção começou a ser exibido na MTV. Depois disso, foi só lançar os outros singles do álbum e vê-los subir até o topo da Billboard ("Ironic", seu maior hit, atingiu o pico de #4).
De acordo com a RIAA, Jagged Little Pill é o mais bem vendido álbum de estréia de uma cantora feminina de todos os tempos, com 14,6 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Seus álbuns anteriores, que eram no estilo dance-pop foram desconsiderados pela mídia e Jagged Little Pill fora considerado como o primeiro de Alanis. O álbum recebeu seis indicações ao Grammy Awards em 1996, e a cantora ganhou: "Melhor Performance Rock Vocal Feminina", "Melhor Canção Rock", "Melhor Álbum de Rock" e "Álbum do Ano" (ela perdeu "Melhor Artista Revelação" e "Canção do Ano").
Ao fim de 1995, ela embarcou em uma gigantesca turnê mundial para dar suporte ao seu álbum, cantanto inicialmente em pequenos clubes e finalizando em grandes espaços. Em 1997, ela foi indicada a mais duas categorias no Grammy ("Gravação do Ano" e "Melhor Vídeoclipe de Curta Forma", pela canção "Ironic"). O projeto de vídeo "Jagged Little Pill, Live", com shows da turnê, ganhou o Grammy de 1998 na categoria "Melhor Videoclipe em Longa Forma". Em 2005, Alanis re-lançou Jagged Little Pill em versão acústica, em comemoração aos seus 10 anos de carreira (Jagged Little Pill Acoustic).
O álbum foi um grande sucesso, conseguindo ficar por 12 semanas não consecutivas em #1 nos Estados Unidos (Billboard 200) e sendo um dos três álbuns - assim como Thriller de Michael Jackson e Falling into You de Celine Dion - a ficar no top 10 por 69 semanas.
Em 2003. o álbum foi escolhido como o 327° pela revista Rolling Stone como um dos 500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos ("The 500 Greatest Albums Of All Time"). Registros afirmam que Jagged Little Pill é o décimo segundo mais bem vendido álbum de todos os tempos e é o segundo mais vendido da década de 1990, atrás apenas do álbum Come On Over da cantora Shania Twain.
Jagged Little Pill vendeu 28 milhões de cópias até 2000, 30 milhões em Janeiro de 2005 e 33 milhões em 2009. É, até hoje, o terceiro álbum mais vendido nos Estados Unidos desde o início das medições de vendagens feitas pela atual SoundScan em 1991, com 14.727.000 cópias comercializadas.
User Album Review
None...
External Album Reviews
None...
User Comments
Just a brilliant album all round