Artist Name
Ben E. King
web link web link web link web link
heart icon off (0 users)
artist logo

Members
members icon 1 Male

Origin
flag Henderson, North Carolina, USA

Genre
genre icon Soul

Style
style icon Urban/R&B

Mood
---

Born

born icon 1938

Active
calendar icon 1938 to Present...

Cutout
transparent

heart icon Most Loved Tracks
4 users heart off Ben E. King - Stand by Me
3 users heart off Ben E. King - Stand by Me
3 users heart off Ben E. King - Spanish Harlem
3 users heart off Ben E. King - Spanish Harlem
3 users heart off Ben E. King - Amor


youtube icon Music Video Links
No Music Videos Found...



Artist Biography
Available in: gb icon flag icon flag icon
Benjamin Earl King (nascido 28 de setembro de 1938), mais conhecido como Ben E. King, é um cantor de soul americano. Ele é talvez mais conhecido como o vocalista e co-compositor de "Stand by Me", um hit US Top 10 em ambos os 1961 e 1986 e um hit # 1 no Reino Unido em 1987, e como um dos principais vocalistas do R & B grupo vocal The Drifters.
King nasceu Benjamin Earl Nelson em 28 de setembro de 1938 em Henderson, Carolina do Norte, e se mudou para Harlem, Nova York, com a idade de 9.
Em 1958, King (ainda usando seu nome de nascimento) se juntou a um doo wop grupo chamado The Five Crowns. Mais tarde, em 1958, gerente dos Drifters George Treadwell disparou os membros dos Drifters originais, e substituiu-os com os cinco coroas. Rei teve uma seqüência de hits R & B com o grupo em Atlantic Records. Ele co-escreveu e cantou no primeiro Atlantic atingidos pela nova versão dos Drifters, "There Goes My Baby" (1959). Ele também cantou em uma sucessão de visitas por parte da equipa de Doc e Mort Shuman Pomus, incluindo "Save the Last Dance for Me", "This Magic Moment", e "Eu conto as lágrimas." Rei só gravou treze músicas com The Drifters-dez performances vocais de chumbo e três backing outros cantores-incluindo chumbo um não-single chamado "Temptation" (mais tarde refeito por Drifters vocalista Johnny Moore).
Devido a uma disputa sobre o seu contrato, incluindo um salário aumento e uma parte equitativa dos royalties, o rei nunca mais foi dada uma chance pelo gerente Drifters George Treadwell para realizar com o grupo em turnê ou na televisão. Após a disputa resolvida, o Rei foi contratado só para cantar até que um substituto para ele foi encontrado. Na televisão, colega Drifters Charlie Thomas normalmente lábio sincronizado as músicas que o Rei havia gravado com os Drifters. Este fim deu origem a um novo começo.
Em maio de 1960, o rei deixou os Drifters, assumindo o nome de estágio mais memorável Ben E. King, em preparação para uma carreira solo de sucesso. Restante em Atlantic Records em sua marca Atco, o Rei marcou seu primeiro hit solo com a balada "Spanish Harlem" (1961). Seu próximo single, "Stand by Me", escrito com Jerry Leiber e Mike Stoller, em última análise, seria votada como uma das Canções do Século pela Recording Industry Association of America. "Stand by Me", "There Goes My Baby" e "Spanish Harlem" foram nomeados como três de The Rock and Roll Hall of 500 músicas de fama que Shaped Rock and Roll e foram todos dado um Salão do Grammy of Fame Award, bem como "Save The Last Dance For Me". Outras canções conhecidas do Rei incluem "Não Play That Song (Você encontrou-se)", "Amor", "Sete Letras", "How Can I Forget", "On the Horizon", "Jovens Boy Blues", "First Taste of Love "," Here Comes the Night "," Ecstasy ", e" que é quando dói. " No verão de 1963, o rei teve um 30 hit Top com "I (Who Have Nothing)", que alcançou o Top 10 na estação de rádio de Nova York, WMCA.
registros do rei continuou a colocar bem na Billboard Hot 100 chart até 1965. bandas pop britânicas começaram a dominar a cena musical de pop, mas o rei ainda continuou a fazer P & B sucessos, incluindo "O que é a alma?" (1967) e "Supernatural Thing" (1975). A 1986 re-edição de "Stand by Me" no seguimento da utilização da música como a música-tema para o filme Stand By Me, e re-entrou na Billboard Top Ten, após uma ausência de 25 anos.
Em 1990, o rei e Bo Diddley, junto com Doug preguiçoso, gravou uma versão rap melhorada do Monotones '1958 hit "Book of Love" para a trilha sonora do filme Book of Love. Ele também gravou álbum infantil, tenho músicas no bolso, escrito e produzido pelo artista de música infantil Bobby Susser, em 1998, que ganhou o "Early Childhood News 'Administração' Choice Award" e "Dr. Toy / O Instituto de Recursos Infância Award ". Rei cantou "Stand by Me" no Late Show with David Letterman em 2007. Ahmet Ertegun, disse, "King é um dos maiores cantores da história do rock and roll e rhythm and blues."
Como um Drifter e como artista solo , o rei tinha conseguido cinco sucessos número 1: "There Goes My Baby", "Save The Last Dance For Me", "Stand By Me", "Supernatural Thing", e em 1986 re-edição de "Stand By Me". Ele também ganhou 12 Top 10 hits e 25 Top 40 hits de 1959 a 1986. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll como um Drifter; Ele também foi nomeado como um artista solo.
do Rei "I (Who Have Nothing)" foi selecionado para Pimentas os The Sopranos "e Ovos CD Soundtrack (2001).
Em 27 de março de 2012, o Songwriters Hall of Fame anunciou que "Stand By Me "receberia o seu 2012 Towering Prêmio Canção e que o Rei ficaria honrado com o Towering Award 2012 de performance para sua gravação da música.
wiki icon

Wide Thumb
transparent

Clearart
transparent

Fanart

fanart thumb

Banner
artist banner


User Comments

transparent iconNo comments yet..


Status
unlocked icon Unlocked
Last Edit by laurent94jbl1
04th Oct 2021

Socials
social icon transparent icon

Streaming
website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked icon

External Links
fanart.tv icon musicbrainz icon last.fm icon website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconamazon icon