Artist Name
Roger Hodgson
web link web link
heart icon (2 users)
artist logo

Artist Image
artist thumb

Functions

transparent
Data Complete
percent bar 70%

Album Releases refreshview
album thumb
Open the Door (2000)
album thumb
Hai Hai (1987)
album thumb
In the Eye of the Storm (1984)


Members
members icon 1 Male

Origin
flag Oxford, United Kingdom

Genre
genre icon Progressive Rock

Style
style icon Rock/Pop

Mood
mood icon Sentimental

Born

born icon 1950

Active
calendar icon 1969 to Present...

Cutout
transparent

Current Record Label

artist logo



Alternate Name
Joseph Pomfret

heart icon Most Loved Tracks
1 users heart off Roger Hodgson - Had a Dream (Sleeping With the E...


youtube icon Music Video Links
youtube thumb
You Make Me Love You
youtube thumb
London
youtube thumb
Hungry
youtube thumb
In Jeopardy
youtube thumb
Had a Dream (Sleeping ...



Artist Biography
Available in: gb icon flag icon flag icon flag icon flag icon
Roger Hodgson (registrado como Charles Roger Pomfret Hodgson; Portsmouth, Hampshire, Inglaterra, 21 de Março de 1950) é um músico e cantor inglês e co-fundador da banda progressiva Supertramp. Conhecido por sua voz poder atingir altos agudos, uma marca registrada do Supertramp.
Hodgson nasceu em 1950 e cresceu em Oxford, England numa família de classe média alta. Estudou na famosa Stowe School, em Buckinghamshire. Ele é conhecido por ter escrito a música "Breakfast in America" ainda na adolescência.
Igual a Lennon/McCartney, todas as músicas do Supertramp eram registradas em nome da dupla Davies/Hodgson, apesar dos mesmos só terem escrito juntos apenas uma música 'School', sendo que na maior parte das vezes, o autor era quem a cantava. Roger Hodgson é o autor dos maiores sucessos do Supertramp, tais como "The Logical Song", "Dreamer", "Give A Little Bit", "Breakfast in America", "It's Raining Again", "Take the Long Way Home" e "Fool's Overture".
Após sair do Supertramp, em 1983, Hodgson investiu numa carreira solo, lançando em 1984 o álbum In The Eye of the Storm. Imediatamente comparado ao estilo do Supertramp, incluía faixas tais como "Had a Dream (Sleeping with the Enemy)" and "In Jeopardy". Neste álbum, Hodgson tocou todos os instrumentos, escreveu todas as músicas, além de ter produzido o álbum. Seu segundo álbum, em 1987, Hai Hai tinha um estilo mais orientado à experimentação, mas mantendo o estilo de escrever de Hodgson. Antes do lançamento de Hai Hai, Hodgson sofreu um grave acidente em casa, onde fraturou gravemente ossos dois pulsos, fato que o impossibilitou de divulgar o álbum. Após um longo tempo parado, se recuperando do acidente, Hodgson volta agora mais espiritualizado e faz sua segunda turnê (desde 1984), que resultou no álbum "Rites of Passage" em 1997. A turnê foi realizada com uma banda completa, incluindo seu filho, Andrew, e o saxofonista do Supertramp John Helliwell. Em 1998, Hodgson faz sua primeira turnê mundial.
Hodgson casou-se com Karuna em 7 de março 1979, e tem 2 filhos, a filha Heidi e o filho Andrew. Divorciaram-se em 2005. Atualmente Hodgson reside em Nevada City, California.
wiki icon

Wide Thumb
transparent

Clearart
artist clearart


Fanart

transparent icontransparent icon

Banner
transparent icon

User Comments

transparent iconNo comments yet..


Status
unlocked icon Unlocked
Last Edit by rubicon
12th Aug 2023

Socials
social icon transparent iconsocial icon transparent icon

Streaming
website icon unlocked icon

External Links
fanart.tv icon musicbrainz icon last.fm icon website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconamazon icon