Album Title
Ultraje a Rigor
Artist Icon Crescendo (1989)
heart off icon (0 users)
Last IconTransparent icon Next icon

Transparent Block
Cover NOT yet available in 4k icon
Join Patreon for 4K upload/download access


Your Rating (Click a star below)

Star off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off icon

















2:17
2:52
3:32
2:54
1:10
1:55
3:58
0:33
5:37
2:30
2:56
1:59
3:11
3:08

Data Complete
percentage bar 50%

Total Rating

Star Icon (0 users)

Back Cover
Transparent Block

CD Art
Transparent Icon

3D Case
Transparent Icon

3D Thumb
Transparent Icon

3D Flat
Transparent Icon

3D Face
Transparent Icon

3D Spine
Transparent Icon

First Released

Calendar Icon 1989

Genre

Genre Icon Rock

Mood

Mood Icon Happy

Style

Style Icon Rock/Pop

Theme

Theme Icon ---

Tempo

Speed Icon Medium

Release Format

Release Format Icon Album

Record Label Release

Speed Icon

World Sales Figure

Sales Icon 0 copies

Album Description Search Icon Country Icon
Crescendo é o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda Ultraje a Rigor, sendo vendido em LP e CD no ano de 1989.

Em 1989, a banda se encontra mais madura musicalmente, embora mais cansada devido aos vários shows. Crescendo teve boas vendagens (garantiu o terceiro disco de ouro da carreira do grupo por 100 mil LPs vendidos), mas atraiu menos atenção da crítica e da mídia em relação aos discos anteriores. Porém, a polêmica continuava, quando a banda fez uma provocação ao anúncio do fim da censura oficial, com a canção "Filha da Puta". Duas versões dessa música foram lançadas em um single promocional voltado para as rádios. Uma era a versão original ("versão sociedade"), contendo o palavrão. Já a outra, intitulada "Filha Daquilo" (considerada a "versão família") incluía uma buzina suprimindo a palavra de baixo calão. Esta última acabou sendo mais executada que a gravação contida no LP original. Outras canções com palavrões leves ou temas picantes como "O Chiclete" e "Volta Comigo", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas.

A despeito destas polêmicas, Crescendo fez os ouvintes perceberem que o Ultraje, apesar de adotar uma sonoridade mais agressiva e um pouco mais elaborada do que nos dois álbuns anteriores, parecia estar menos inspirado quanto ao material apresentado (em que pese o fato do disco ter 14 faixas). O grupo teve de resgatar canções compostas antes mesmo de ter gravado seu compacto Inútil / Mim Quer Tocar em 1983 para preencher o repertório do LP, sendo os casos específicos das músicas "Ricota", "O Chiclete" (as duas escritas por Edgard Scandurra) e "Ice Bucket". Quatro vinhetas instrumentais foram gravadas também: a faixa-título, "Os Cães Ladram...", "Maquininha" e "Secretários Eletrônicos". Até mesmo uma versão da cantiga de domínio público "Atirei o Pau no Gato" (renomeada como "A Constituinte" no lançamento) foi incluída no trabalho. Principal compositor do Ultraje, Roger ainda cedeu espaço para o guitarrista Sérgio Serra apresentar canções de autoria própria. No entanto "Laços de Família" e "Querida Mamãe" (esta última falando sobre uma relação edipiana entre mãe e filho), cantadas e escritas por Sérgio, tinham um estilo "sério" demais para o repertório de uma banda cujas letras quase sempre vinham carregadas de alto teor de humor e ironia.
wiki icon


User Album Review
None...


External Album Reviews
None...



User Comments
seperator
No comments yet...
seperator

Status
Locked icon unlocked

Rank:

External Links
MusicBrainz Large icontransparent block Amazon Large icontransparent block Metacritic Large Icon