Album Description Available in: Cruelty and the beast é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa Cradle of filth, lançado em 1998. É um álbum conceitual baseado na vida da "Condessa de Sangue" Elizabeth Báthory. Foi o último álbum de estúdio com o baterista Nicholas Barker, que foi para o Dimmu Borgir.
A produção e mixagem de Cruelty and the Beast provocou muitas críticas, particularmente à falta de qualidade do som da bateria e a mixagem dos vocais femininos e das guitarras. Alguns críticos observaram que bateria e guitarras passam uma sensação fria, e houve muito debate em torno do fato. Membros da banda expressaram descontentamento, com Sarah Jezebel Deva declarando em um dos fóruns da banda:
"A produção é um lixo total. Da primeira vez que eu ouvi, lágrimas caíram de meus olhos. Passei 25 horas trabalhando no estúdio nesse álbum para que minha voz soasse como se eu tivesse cantado numa privada. Não é possível ouvir a maioria dos meus vocais. As canções são incríveis, mas a mixagem é ultrajante. A maioria de nós acha que o álbum foi arruinado." - Sarah