Album DescriptionAvailable in:
I Am... Sasha Fierce é o terceiro álbum de estúdio da cantora americana Beyoncé lançado em Novembro de 2008 pela editora discográfica Columbia Records. O álbum foi lançado em formato de disco duplo, com cada disco representando uma faceta diferente das "personalidade e estilo musical de Beyoncé". O primeiro disco, I Am ..., incorpora baladas lentas de mid-tempos de R&B e pop, enquanto o segundo disco, Sasha Fierce, em homenagem ao alter-ego de Beyoncé nos palcos, contém mais canções dançantes up-tempo que misturam gêneros euro e electropop. Além de sua edição normal, foi lançada no mesmo ano uma edição deluxe do álbum. Durante o ano de 2009, foi lançado o álbum Above and Beyoncé - Video Collection & Dance Mixes, que contém a videografia e algumas músicas da versão remix do álbum. Nesse mesmo ano foi lançada a edição de platina, e o relançamento da edição Deluxe.
Beyoncé creditou seu marido Jay-Z e a cantora de jazz Etta James, como as suas inspirações a incorporar outros gêneros e melodias para o álbum. Musicalmente, I Am ... buscou inspiração folk e rock alternativo, enquanto misturando elementos de guitarra acústica para as baladas contemporâneas. As faixas do primeiro disco foram escritas e produzidas por Beyoncé com a ajuda de Kenneth Edmonds, Christopher Stewart, Terius Nash e Ryan Tedder, enquanto que a produção e composição de Sasha Fierce foi feita por Rodney Jerkins, Sean Garrett, e Solange.
O álbum estreou em no número um na Billboard 200, vendendo 482 mil cópias na semana de seu lançamento, tornando-se o terceiro álbum número um consecutivo de Beyoncé a solo nos EUA. Teve uma vendagem mundial muito positiva, vendendo mais de 7 milhões de cópias. Tornou-se um sucesso comercial, ganhando pelo menos, quinze certificações de platina em mercados distintos em todo o mundo. Em Março de 2011, I Am... Sasha Fierce tinha vendido mais de sete milhões de cópias em todo o mundo, com suas faixas digitais tendo vendido mais de 15 milhões de unidades mundialmente. O álbum ganhou oito nomeações aos Grammy Awards na 52 cerimônia anual, acabando por recolher cinco vitórias. Para promover o álbum, Beyoncé apareceu em várias premiações na televisão em toda a Europa e América, assim como embarcar no mundo inteiro na I Am... Tour, que foi realizada entre os anos de 2009 e 2010.
O álbum teve vários singles, alguns servindo como lançamentos internacionais e locais, enquanto outros foram para fins promocionais. Os dois singles líderes de I Am... Sasha Fierce, "If I Were a Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)", foram os dois maiores êxitos internacionais. O primeiro chegou ao topo das paradas em mais de oito países, e alcançou o número três na Billboard Hot 100, enquanto o segundo conseguiu o pico dentro do top dez em vários mercados principais da música, tornando-se seu quinto single número um na Hot 100. "Diva" e "Ego" foram lançadas como singles apenas nos EUA, e "Halo" e "Sweet Dreams" foram promovidas a nível internacional como o terceiro e quarto singles, respectivamente. "Broken-Hearted Girl" foi lançado internacionalmente como o quinto single, enquanto "Video Phone" foi lançado em Novembro de 2009.
User Album Review
None...
External Album Reviews
None...
User Comments