Data Complete
percentage bar 80%

Total Rating

Star Icon (2 users)

Back Cover
Album Back Cover

CD Art
CDart Artwork

3D Case
Album 3D Case

3D Thumb
Album 3D Thumb

3D Flat
Transparent Icon

3D Face
Transparent Icon

3D Spine
Album Spine

First Released

Calendar Icon 1999

Genre

Genre Icon Progressive Metal

Mood

Mood Icon ---

Style

Style Icon Metal

Theme

Theme Icon ---

Tempo

Speed Icon Medium

Release Format

Release Format Icon Album

Record Label Release

Speed Icon InsideOut Music

World Sales Figure

Sales Icon 0 copies

Album Description
Available in: Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon
Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory é o quinto álbum de estúdio lançado pela banda Dream Theater, em 1999. É o primeiro álbum da banda com a participação de Jordan Rudess no teclado.

Trata-se de um álbum conceitual sobre o personagem Nicholas e a descoberta sua vida passada. A história é uma continuação da canção "Metropolis Pt. 1: The Miracle And The Sleeper", presente no segundo álbum da mesma banda, Images and Words. Entretanto, a intenção da banda não era escrever a segunda parte da canção, apesar da adição de "Pt. 1". Somente após pedidos de fãs que os integrantes decidiram continuar o trabalho.

A idéia inicial era escrever outra canção ao invés de um álbum inteiro. Durante as sessões de gravação de Falling into Infinity em 1996 e 1997 a obra começou a ser desenvolvida. A banda gravou então uma sessão de 23 minutos com Derek Sherinian no teclado para ser desenvolvida posteriormente. Quando a banda voltou das turnês para trabalhar seu próximo álbum, retornaram à gravação anterior como base.

Enquanto a banda estava em turnê após o lançamento do álbum, a obra era executada por completo. Em 2000, o concerto final na América do norte foi gravado e lançado em CD como Live Scenes from New York, e em DVD como Metropolis 2000: Scenes from New York.

As influências de Scenes from a Memory incluem o ópera rock Tommy do The Who e os álbuns The Lamb Lies Down on Broadway do Genesis, Amused to Death de Roger Waters, OK Computer do Radiohead, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band do The Beatles, Misplaced Childhood do Marillion, The Wall e The Final Cut, ambas do Pink Floyd. Quase todos essas obras são também álbuns conceituais (exceto por OK Computer).

Raramente existem pausas entre as canções, resultando em um efeito melhor de que de fato o álbum é uma história, somente separada em diferentes partes.

Após tocar com o tecladista Jordan Rudess no Liquid Tension Experiment, um supergrupo composto por vários membros de bandas de rock progressivo famosas, e terem conseguido compor e trabalhar de forma muito fácil, o baterista Mike Portnoy e o guitarrista John Petrucci convenceram John Myung e James LaBrie a oferecer a Jordan a posição de tecladista da banda no álbum que estavam se preparando para gravar. Jordan aceitou o convite e o então tecladista Derek Sherinian, que estava em Los Angeles, foi mandado embora através de uma audioconferência com os quatro membros em Nova Iorque. Mike e John disseram que, embora a situação tenha sido bastante desconfortável, eles não queriam que Derek cruzasse o país (viajando para Nova Iorque) só para ser mandado embora.

Após a partida de Derek, a banda reuniu-se no estúdio BearTracks em Nova Iorque, onde eles haviam gravado o Images and Words, para gravar o novo álbum. A casa na fotografia da parte de trás do álbum é uma foto do BearTracks.

Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory é considerado um dos melhores álbuns da banda até a atualidade.
wiki icon


User Album Review
None...


External Album Reviews
None...



User Comments
seperator
No comments yet...
seperator

Status
Locked icon unlocked

Rank:

External Links
MusicBrainz Large icontransparent block Amazon Large icontransparent block Metacritic Large Icon