Album Title
Black Sabbath
Artist Icon Never Say Die! (1978)
heart off icon (0 users)
Last IconTransparent icon Next icon

Transparent Block
Cover NOT yet available in 4k icon
Join Patreon for 4K upload/download access


Your Rating (Click a star below)

Star off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off icon












3:49
6:28
6:42
6:06
5:16
5:17
5:24
2:35
4:07

Data Complete
percentage bar 70%

Total Rating

Star Icon (1 users)

Back Cover
Album Back Cover

CD Art
CDart Artwork

3D Case
Album 3D Case

3D Thumb
Album 3D Thumb

3D Flat
Transparent Icon

3D Face
Transparent Icon

3D Spine
Transparent Icon

First Released

Calendar Icon 1978

Genre

Genre Icon Heavy Metal

Mood

Mood Icon Epic

Style

Style Icon Metal

Theme

Theme Icon ---

Tempo

Speed Icon Medium

Release Format

Release Format Icon Album

Record Label Release

Speed Icon Vertigo

World Sales Figure

Sales Icon 0 copies

Album Description
Available in: Country Icon
Never Say Die! é o oitavo álbum de estúdio da banda de heavy metal Black Sabbath, lançado em setembro de 1978. Foi o último disco gravado com a formação original; em 1979 o vocalista Ozzy Osbourne saiu devido a seu problema com drogas.

O álbum traz vários elementos e influências de Jazz, diferente de outros álbuns da banda que flertam mais com o Rock Progressivo. Ozzy já havia saído da banda em 1977, e enquanto esteve fora o Black Sabbath experimentou composições com o ex-Fleetwood Mac Dave Walker. A composição que foi mais longe foi Junior's Eyes, que chegou à ser apresentada em um programa de TV. Ozzy porém, volta para a banda em 1978 e se recusa a gravar qualquer material escrito com Dave Walker. Isso atrasa o processo de gravação da banda, eles reescrevem todas as músicas e gravam o álbum. A música "Swinging the Chain" é cantada por Bill Ward por esse motivo, pois Ozzy se recusava a cantar uma letra composta por Walker e o Sabbath se recusava a reescrever essa música. Outra curiosidade sobre o álbum é que na música "A Hard Road", a banda inteira canta junto no final, acontecimento único na carreira do Sabbath.

O álbum foi duramente criticado pela crítica e pelos fãs, e músicas como "Air Dance" e "Breakout" viraram motivo até mesmo de chacota entre os fãs mais assíduos da banda, que desejavam uma volta ao seu peso original.

O álbum rendeu uma turnê de certo sucesso, que foi filmada e lançada no DVD Never Say Die. Ela terminou, no entanto, quando o maior show da turnê teve que ser cancelado depois de Ozzy não aparecer para tocar, pois estava dormindo bêbado num quarto do hotel em que estavam hospedados. Outro fator que contribuiu para isso foi que a banda - em especial Tony Iommi - fazia longas sessões de improviso nos shows, que duravam aproximadamente 1 hora, e irritava muito Ozzy, que mais tarde declarou: "Eu sempre vi o Black Sabbath como uma banda de Rock! Iommi queria dar outro segmento à banda, o Sabbath não é uma banda de Jazz, e sim de Rock!".

Após o fim dessa turnê, Ozzy foi demitido da banda devido ao abuso de drogas e álcool cada vez maior e por causa de desavenças com outros membros, em particular com Iommi. Para substituí-lo foi chamado Ronnie James Dio, que tinha acabado de sair do Rainbow. Com o novo vocalista, a banda gravou um de seus álbuns mais pesados desde os meados da década de 1970, Heaven and Hell.
wiki icon


User Album Review
None...


External Album Reviews
None...



User Comments
seperator
No comments yet...
seperator

Status
Locked icon unlocked

Rank:

External Links
MusicBrainz Large icontransparent block Amazon Large icontransparent block Metacritic Large Icon