Album Title
Metallica
Artist Icon St. Anger (2003)
heart off icon (0 users)
Last IconTransparent icon Next icon

Transparent Block
Cover NOT yet available in 4k icon
Join Patreon for 4K upload/download access


Your Rating (Click a star below)

Star off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off icon


Star IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar Icon offStar Icon off

Star IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar Icon offStar Icon off









5:50
7:21
8:25
5:24
8:30
5:45
7:10
5:27
7:09
5:13
8:49

Data Complete
percentage bar 80%

Total Rating

Star Icon (6 users)

Back Cover
Album Back Cover

CD Art
CDart Artwork

3D Case
Album 3D Case

3D Thumb
Album 3D Thumb

3D Flat
Transparent Icon

3D Face
Transparent Icon

3D Spine
Transparent Icon

First Released

Calendar Icon 2003

Genre

Genre Icon Thrash Metal

Mood

Mood Icon Angry

Style

Style Icon Metal

Theme

Theme Icon ---

Tempo

Speed Icon Fast

Release Format

Release Format Icon Album

Record Label Release

Speed Icon Elektra

World Sales Figure

Sales Icon 0 copies

Album Description
Available in: Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon Country Icon
St. Anger é o oitavo álbum de estúdio da banda estadunidense de metal Metallica, lançado em 5 de junho de 2003 pela Elektra Records. O álbum é considerado o "mais agressivo" de toda a carreira da banda.

St. Anger além de ter sido o primeiro álbum do Metallica lançado no século 21, também foi o último sob contrato da gravadora Elektra, marcando assim o fim do mais longo período de tempo entre álbuns de estúdio da banda, com quase seis anos entre o lançamento de Reload e este álbum. St. Anger foi originalmente planejado para ter o seu lançamento em 10 de junho de 2003, mas foi liberado cinco dias antes devido a preocupações sobre a distribuição ilegal através do compartilhamento de arquivos peer-to-peer. O álbum marca a colaboração final entre Metallica e o produtor Bob Rock, cujo relacionamento começou com o álbum homônimo de 1991. St. Anger é também o primeiro álbum após a saída do baixista de longa data Jason Newsted, que deixou o grupo pouco antes da primeira sessão de gravação, restando ao então produtor Bob Rock o cargo temporário de baixista do Metallica ate que a banda encontrasse um substituto permanente. A gravação do álbum inicialmente começou em 24 de abril de 2001, mas foi adiada indefinidamente quando o vocalista e guitarrista James Hetfield entrou em uma clinica de reabilitação para tratamento do alcoolismo e "outros vícios". O álbum é muitas vezes reconhecido por ser uma mudança radical a partir de trabalhos anteriores do Metallica, este apresenta uma forma mais "moderna de metal", com guitarras afinadas em Drop C, e incorporando elementos vindos do rap rock, do metal experimental, do hardcore, e também do death 'n' roll. Os bastidores da gravação podem ser vistos no documentário Some Kind of Monster.

Embora o álbum tenha sido muito bem recebido por boa parte da critica especializada, os fãs mais radicais apontaram o álbum como "o fundo do poço da carreira da banda", por causa da produção crua, da falta de solos, e pelo som da bateria extremamente alto, a única crítica positiva foi a volta de um Metallica mais pesado.

St. Anger estreou na primeira posição no topo das paradas de vendas em 30 países, incluindo a Billboard 200 dos Estados Unidos. Em 2004, a canção "St. Anger" venceu o Grammy Award na categoria "Melhor Performance de Metal". O álbum vendeu mais de 6 milhões de copias em todo o mundo.
wiki icon


User Album Review
None...


External Album Reviews
None...



User Comments
seperator
No comments yet...
seperator

Status
Locked icon unlocked

Rank:

External Links
MusicBrainz Large icontransparent block Amazon Large icontransparent block Metacritic Large Icon