Artist Name
Jack Nicholson
(0 users)

Logo


Data Complete
30%

Members
1 Male

Origin
Nova Iorque

Genre
---

Style
---

Mood
---

Born

1937

Active
---Present...


Most Loved Tracks
No loved tracks found...

Music Video Links
No Music Videos Found...

Upcoming Live Shows


Artist Biography
Available in:
Jack Nicholson, nome artístico de John Joseph Nicholson, (Nova Iorque, 22 de Abril de 1937) é um ator estadunidense. Sua característica principal é seu estilo irônico e algumas vezes obscuro, engraçado ou neurótico de dar vida às personagens que interpreta. Foi indicado ao Oscar doze vezes, ganhando três deles. Também ganhou sete Globos de Ouro durante sua carreira.
A carreira de ator
Nicholson começou sua carreira como ator, escritor e produtor, trabalhando para e com Roger Corman. Isto incluiu sua estréia na tela, em The Cry Baby Killer (1958), onde ele fez o papel de um delinqüente juvenil que entra em pânico após atirar em outros dois adolescentes, e Little Shop of Horrors (no Brasil, A Pequena Loja de Horrores), onde fez um pequeno papel como um paciente masoquista em um dentista.
Seu trabalho no roteiro lisérgico de The Trip, estrelada por Peter Fonda e Dennis Hopper, o levou a seu primeiro trabalho de sucesso em Easy Rider (1969). No filme, Nicholson faz o papel do advogado beberrão George Hanson, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Uma indicação para Melhor Ator veio no ano seguinte, por seu papel em Cada um vive como quer (1970), que inclui seu famoso diálogo com uma salada de frango sobre obter o que se quer.
Outros primeiros filmes pelos quais ele é famoso incluem The Last Detail, de Hal Ashby (1973), Chinatown de Roman Polanski (1974), Um estranho no ninho de Milos Forman (1975), pelo qual recebeu seu primeiro Oscar, e O iluminado, de Stanley Kubrick. Nicholson ganhou um prêmio da Academia por Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Terms of Endearment (1983).
O Batman de 1989, onde Nicholson fez o papel do supervilão Coringa, foi um êxito internacional, e um contrato de porcentagem nos lucros deu a Nicholson cerca de 50 milhões de dólares. Nicholson mais tarde sugeriu ao amigo Danny DeVito que fizesse o "Pingüim" na seqüência Batman Returns como investimento potencial.
Por seu papel como o impetuoso coronel Nathan R. Jessep, em A Few Good Men (1992), um filme sombrio sobre um assassinato em uma unidade dos fuzileiros navais dos EUA, ele recebeu outra nomeação pela Academia. Este filme contém a cena de Nicholson onde ele diz "você não pode manipular a verdade!", que desde então se tornou amplamente conhecida e imitada.
Nicholson iria ganhar seu Oscar seguinte por seu papel como o neurótico no romântico As Good as It Gets (1997).
Em About Schmidt (2002), Nicholson faz um vendedor de seguros aposentado de Omaha, Nebraska, que questiona a própria vida e a morte de sua mulher pouco depois. O filme lento e profundamente emocional aparece constrastando com muitos de seus papéis anteriores. Na comédia Tratamento de choque, ele faz o terapista agressivo que deve ajudar o pacifista Adam Sandler. Seu filme mais recente é Alguém tem que ceder, de 2003, como um "playboy" envelhecido, que se apaixona pela mãe de sua jovem namorada.
Nicholson retornará à sua forma vilanesca como o chefe durão da máfia Irlandesa, controlando Matt Damon e Leonardo DiCaprio no filme de Martin Scorsese The Departed (2006) (No Brasil, Os infiltrados).


Wide Thumb


Clearart


Fanart


Banner


User Comments

No comments yet..


Status
Unlocked
Last Edit by Jumentto: 18/Oct/15

External Links