Album Title
Artist IconVan Halen
Artist Icon Diver Down
heart off icon (0 users)
Last IconTransparent icon Next icon

Transparent Block
Cover NOT yet available in
Join Patreon for 4K upload/download access


Your Rating (Click a star below)

Star off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off iconStar off icon




Star IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar Icon offStar Icon offStar Icon off
Star IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar IconStar Icon offStar Icon offStar Icon off









3:03
3:29
1:22
3:27
1:39
2:55
3:46
0:42
3:49
2:45
3:22
1:05

Data Complete
percentage bar 80%

Total Rating

Star Icon (1 users)

Back Cover
Album Back Cover

CD Art
CDart Artwork

3D Case
Transparent Icon

3D Thumb
Transparent Icon

3D Flat
Transparent Icon

3D Face
Transparent Icon

Spine Cover
Transparent Icon

First Released

Calendar Icon 1982

Genre

Genre Icon Hard Rock

Mood

Mood Icon Gritty

Style

Style Icon Rock/Pop

Theme

Theme Icon ---

Tempo

Speed Icon Medium

Release Format

Release Format Icon Album

Record Label Release

Speed Icon Warner Bros. Records

World Sales Figure

Sales Icon 4,100,000 copies

Album Description
Available in: Country Icon
Diver Down é o quinto álbum de estúdio da banda norte-americana de Hard Rock Van Halen, lançado em 14 de Abril de 1982. Passou 65 semanas nas paradas dos Estados Unidos, a Billboard 200 e, em 1998, recebeu o Disco de Platina Quádruplo por mais de 4 milhões de unidades vendidas nos EUA.

A capa do álbum mostra a Bandeira "Diver Down", utilizada em muitas jurisdições dos EUA para indicar que um mergulhador está submergido na área, e é necessário cuidado aos barcos mais próximos. Perguntado sobre o significado da capa em uma entrevista de 1982 com Sylvie Simmons (Sounds, 23 de junho), David Lee Roth respondeu que o cover teve o objetivo de mostrar que "havia algo acontecendo e que não estava aparente aos seu olhos. Você coloca a bandeira vermelha com a linha branca. Bem, muitas pessoas se aproximam do Van Halen como uma forma de abismo. Significa que o que ocorre debaixo da terra não está imediatamente visível aos seus olhos."

O vídeo musical de "(Oh) Pretty Woman" foi o primeiro banido pela MTV; entretanto a VH1 Classic passou a rodar constantemente o vídeo nos anos recentes. Em 1982, Dave explicou a banição como resultado de reclamações sobre a ridicularização de "uma figura quase teológica" do guerreiro Samurai (Mike Anthony no vídeo) e também por causa dos dois anões que pareciam molestar uma mulher (que era na verdade um artista drag queen de Los Angeles). O vídeo, dirigido por Roth, foi, segundo ele: "mais um projeto surrealístico...onde eles pintam o retrato e voltam três dias depois para tentar descobrir o que significava". A faixa "Intruder" no álbum, que precede "(Oh) Pretty Woman", foi escrita especificamente em ordem para que houvesse música suficiente para ser incluída no filme editado para o vídeo de "(Oh) Pretty Woman". Na sua entrevista de 1982 com Sylvie Simmons, Dave recebe o crédito por "Intruder", estatando: "eu escrevi aquilo... .Quando nós terminamos o filme (ou vídeo) estava com mais ou menos três minutos de duração. Então, eu disse que nós não cortariamos nada disso; nós vamos escrever uma trilha sonora para o começo. Então nós fomos ao estúdio e eu toquei o sintetizador e o escrevi. Durou cerca de uma hora para colocar tudo aquilo junto" (Sounds, 23 de junho).

O pai de Eddie e Alex Van Halen, Jan Van Halen, tocou clarinete em "Big Bad Bill".

Considerado o 78º melhor álbum de todos os tempos pela rádio 95.5 KLOS.
wiki icon

Album Review
None Found... Click yellow EDIT Button add one
wiki icon

User Comments

No comments yet...

Status
Locked icon unlocked

Rank:

External Links
MusicBrainz Large icontransparent block Amazon Large icontransparent block Metacritic Large Icon