Artist Name
Jimmy Cliff
web link web link web link web link web link
heart icon off (0 users)
artist logo

Members
members icon 1 Male

Origin
flag Somerton District, St. James, Jamaica

Genre
genre icon Reggae

Style
style icon Reggae

Mood
---

Born

born icon 1948

Active
calendar icon 1948 to Present...

Cutout
transparent

heart icon Most Loved Tracks
4 users heart off Jimmy Cliff - I Can See Clearly Now
4 users heart off Jimmy Cliff - The Harder They Come
4 users heart off Jimmy Cliff - You Can Get It If You Really Want
4 users heart off Jimmy Cliff - You Can Get It If You Really Want
4 users heart off Jimmy Cliff - You Can Get It If You Really Want


youtube icon Music Video Links
No Music Videos Found...



Artist Biography
Available in: gb icon flag icon flag icon
Jimmy Cliff, nome artístico de James Chambers (Portmore, 1 de abril de 1948)[1] , é um músico jamaicano de reggae.

Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico de Jimmy Cliff. Na capital conheceu Leslie Kong, que cuidou da carreira dele até a sua morte em 1971, de ataque cardíaco. Nesse período gravou dois singles que não fizeram sucesso. Seu primeiro sucesso ocorreu com o single Hurricane Hattie. Em 1964 mudou-se para a Inglaterra após assinar contrato com a Island Records, que tentou vender o reggae para o público do rock, sem sucesso. Seu primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, lançado em 1967, fez sua carreira dar um salto, a música Waterfall se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Canção em 1969. Nesse mesmo ano a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos EUA, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.

Em 1972 estrelou o filme The Harder They Come, dirigido por Perry Henzell, que conta a história de um cantor de reggae que em busca do sucesso se associa a produtores musicais corruptos e traficantes de drogas. Sua carreira ganhou um novo impulso quando a música Trapped, interpretada por ele, foi inserida no disco We Are the World, de 1985. Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o Grammy Award para o melhor álbum de Reggae. Também em 1985, Cliff contribuiu para a canção Sun City, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas pelos Artists United Against Apartheid, um grupo de artistas que trabalharam em conjunto para transmitir suas ideias de oposição à política Sul-africana de apartheid.

Em 1980, excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990 Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na música Mensagem, feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na música Samba Reggae e Araketu nas músicas Breakout e War a Africa. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue.

Diferente dos outros artistas de reggae jamaicanos, Jimmy não é da religião Rastafári, o que lhe causou preconceito em seu país. Sua religião é a muçulmana, e a resistência em aceitar um artista de opção religiosa diferente na Jamaica favoreceu a sua escolha em mudar para a Inglaterra. Após a sua conversão ao islamismo mudou de nome para El Hadj Bachir Naim
wiki icon

Wide Thumb
transparent

Clearart
transparent

Fanart

transparent icontransparent icon

Banner
artist banner


User Comments

transparent iconNo comments yet..


Status
unlocked icon Unlocked
Last Edit by PapaMok
27th Jan 2022

Socials
social icon transparent iconsocial icon transparent icon

Streaming
website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked icon

External Links
fanart.tv icon musicbrainz icon last.fm icon website icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconwebsite icon unlocked iconamazon icon